sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

TER GATO REQUER RESPONSABILIDADE


foto: Jurema do Nascimento

Se você adquiriu recentemente um gato, parabéns. Saiba que não é difícil cuidar do animal, mas você deve dedicar, no mínimo, alguns minutos do seu dia para cuidar do bem-estar do gato.

Mantenha as tigelas de comida e água sempre bem limpas. Gatos são muito higiênicos e limpos, por isso deixe a caixa de areia livre de fezes e urina. Se possível, mantenha visitas periódicas ao veterinário.

E por fim, não deixe seu gato ir para a rua. Lá eles pegam doenças, pulgas e se metem em brigas. Isso quando não sofrem com crueldades de humanos.
Quem ama cuida.

25 comentários:

  1. gatos são umas graças, mas são limpos e enjoados por natureza. Areia limpa é uma exigência deles. E não deixa-lo ir pra rua, com certeza é uma decisão certa, pois será mais fácil assim preservar a sua saúde.

    ResponderExcluir
  2. Gatos são maravilhosos! Criatura dócil,meiga,carinhosos. São limpíssimos! E quando enjoam do mesmo gosto da ração? Lá vamos nós trocar por outra.
    As minhas princesas de tempos em tempos pedem para eu trocar a ração. tem gente que não acreditam que eles falam.
    As minhas me mostram tudinho que elas querem.
    Sou apaixonadas pelas duas. Só não adoto mais, por falta de espaço.

    ResponderExcluir
  3. Eu odeio pessoas que adotam gatos, achando que é simplesmente pegar e logo depois não querem e jogam na rua.Então não adote ué!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho um gato adotado adulto uma gatinha de 14anos cria da casa e uma que peguei com 1mes e agora esta com um ano eu e minha familha adoramos eles.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber tudo sobre gatos!!!!!aparecu um na minha casa por acaso e foi ficando. Como nunca tive um gostaria de saber tudo sobre eles!!!!!o que veio pra mim é macho , adora sair a noite, isso não me agrada em nada , porque acho que pode ser maltratado por pessoas más. tenho dois cachorros pequenos que não gostam dele . não sei como reagir. informações , me mandem por email. gde.bh@bol.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    ganhei uma gatinha a dois dias, e ela é maravilhosa, so que estou preocupada, minha filha teve até os 2 anos de idade bronquite asmatica e hoje ela tem 4 anos mas nunca mais teve crises, será que com o convivio com o gatinho pode voltar a bronquite asmatica???
    meu email é daniele.zangiski@gmail.com
    bjs e obrigada

    ResponderExcluir
  7. Prtúquio... Adoro gatos, tenho 12, todos lindos e maravilhosos, não posso ter mais por falta de espaço. Fico muito sentido quando vejo algum abandonado e não fazer nada pelo bichinho.

    ResponderExcluir
  8. Hoje estou muito triste meu gato que nos adotamos faz ums dois meses sumiu,espero que ele volte.

    ResponderExcluir
  9. olá,
    Apareceu hj um gatinho no portão de minha casa, é um filhote, macho, trouxemos ele pra tras de casa, demos leite e agua, e colocamos numa caixinha com panos e um pom pom de ráfias q ele adorou brincar, meu marido não gosta muito da idéia, mas gostaria q ele ficasse, será q ele não voltará pra rua? como fazer pra q ele n sair? ele não para quieto!!! franw@terra.com.br

    ResponderExcluir
  10. axei um gato,ele foi atropelado esta todo ralado eu peguei,ele tem aproximadamente 60 meses ,o que eu devo fazer (foi encontrado na rua)

    ResponderExcluir
  11. Ganhei uma gatinha de dia dos professores do ano passado, ela está com 6 ou 7 meses.
    É terrível, nervosa, teimosa, mas adora dormir comigo e com o meu marido.
    Gostaria de saber se essa raiva que ela tem é da personalidade ou tem alguma coisa errada?
    Beijos Myllie Müenzer

    ResponderExcluir
  12. Tenho uma gata de 4anos e meio,durante o dia esta em casa dormindo mas a noite some vai pra rua e só aparece no dia seguinte tarde.Quando volta pra casa sempre tráz um bicho,rolinha ,lagartixa,mais o pior são os ratos que ela traz,ja´não sei mais o que fazer,pois ela come do bom e do melhor com muita fartura,mas essa mania de caçar não me dá paz pois tenho que ficar acordando a noite toda para tirar esses bichos da boca da danadinha.

    ResponderExcluir
  13. Amar eh deixar o bicho PRESO DENTRO DE CASA????

    LIBERDADE AOS GATOS!!!

    GATO NAO EH CACHORRO!

    ResponderExcluir
  14. Acho que a soluçao para os gatos nao caçarem é colocar um colarzinho com sininho. Tenho 7 gatos e somente um deles trazia "premio" (entendamos que o gato traz a caça dele pra gente com a intençao de nos satisfazer, é o premio dele pra nós). Esse gato nao tinha colar com sininho. Pois agora, dos 7, nenhum traz nada pra casa, pois o som do sininho alerta as presas...

    ResponderExcluir
  15. e amar um gato é cuidá-lo. Dependendo de onde mormos, é um ato de amor mante-los presos em casa. eu tenho a sorte de morar num bairro tranquilo. todos meus gatos estao operados, portando nao saem para brigar nem vao longe de casa. Mas temos que entender que se bem é bom para os gatos estarem livres, lamentavelmente muitas pessoas os odeiam, ao monto de massacrá-los, torturá-los... é terrivel o que o ser humano pode fazer com uma criatura tao maravilhosa como um felino. Meus gatos sao livres durante o dia, e qdo chego em casa após o trabalho eles me esperam no jardim e entram comigo, para nao saírem até o dia seguinte.

    ResponderExcluir
  16. Meu gato sai a noite e não tem como segurar ela dentro de casa...
    Eu vejo ela sair e coloco-a para dentro de novo mas ela sai de novo.Ela não tem geito...

    ResponderExcluir
  17. Para o gato ficar mais caseiro vcs devem castra-lo aos 6 meses de idade. E depois de estar vacinado vcs podem sair a rua com eles sim, usando uma coleira do tipo peitoral. As pessoas estranham quando vêem vc passeando com um gato como se fosse cachorro, mas é um modo seguro dele sair e poder fazer exercíos.

    ResponderExcluir
  18. eu tenho 7 gatos e eu amo eles eu dou comida raçao e fasso exercicíos com eles quero dizer brinco muito com eles beijao

    ResponderExcluir
  19. hoje descobri que tenho um gato maravilhoso que é da raça Balinês.Confirmem para mim .Ele é semelhante ao siamês porém sua cauda é felpuda e perto das coxas também.Ele gosta demais de azeite na alface, assim como peru defumado,castanha portuguesa, e sua ração por ser torradinha .Meu vesguinho é demais, só não sei se é normal.

    ResponderExcluir
  20. comprei uma casa de uma senhora que cuidava da gata da vizinha ,pois a mesma nao cuidava da gata, a senhora me pediu p continuar cuidando dela, no comeco achei que nao ia gostar, pois eu tinha um hamister, mas logo ele morreu, ai me apeguei na gata, e incrivel ela nao vai embora, nao sai daqui, e super apegada a mim, e uma fofa, fica se esfregando nas pernas e no pe, na verdade nao foi eu que adotei ela, ela e que me adotou.

    ResponderExcluir
  21. Óla
    Tenho uma gatinha Shaninha, manhosa d 3 semanas não estou prendendo ela, mas só d abrir a porta e colocar na varanda o coraçãozinho dela dispara, quando vamos levar para o passeio ela agarra na gente e começa miar. Gosta d ficar dentro d casa e brincar com as crianças.Bjosss

    ResponderExcluir
  22. adoro gatos achei um tão fofo na rua quando tinha 1 mes ele tenta sair na rua mas eu não deixo, as janejas vicam fechadas ele fica na garagem que tem uma porta de aço que vai até o teto impedindo que ele saia, hoje ele tem 2 anos

    ResponderExcluir
  23. Miaaaaaaaau!
    Amo os gatos! Já tive 16 e agora tenho uma linda e amada gatinha, (Shee). Estou chorosa e muito preocupada com ela, porque tenho ficado distante e ela sozinha, (embora vá alguém todos os dias cuidar dela). Sei que assim como eu sinto a sua falta (muita), ela também sente a minha.
    O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  24. Ganhei uma gata femea ela é bebe ainda, tem uma semana que esta aqui em casa é linda brinca muito com todos ,mais meu marido toma clonazepam e caiu no chão meio comprimido, ela comeu e esta caindo de mais,mais dei leite e ela esta comendo a ração e água normal. Isso é normal? Ela vai ficar bem?

    ResponderExcluir