segunda-feira, 28 de maio de 2012

GATOS SÃO LIMPOS E HIGIÊNICOS!

É impressionante como os gatos são animais que naturalmente zelam pela limpeza. Mesmo sem "aulas", ele buscará se manter limpo o tempo todo. (foto: Clecienne R. Giacomin)

Você já deve ter notado como após as refeições eles ficam se lambendo demoradamente para eliminar quaisquer resquícios de comida. E a língua áspera dos felinos é adaptada para essa higiene. Fora isso, aprendem facilmente onde é o local correto para fazer suas necessidades. Caso seu gato não esteja nos "padrões ideais" de limpeza, fale com o veterinário e ele vai sugerir uma solução.

No entanto, algumas raças, como os Persas, podem precisar de banhos devido a características naturais do pelo. >> Leia também: Gatos higiênicos

quarta-feira, 23 de maio de 2012

ENSINANDO O SEU GATO

Ter um gato "mal criado" pode trazer muita dor de cabeça. Fezes e urina pela casa, sofás arranhados e objetos quebrados são alguns dos problemas que podem ocorrer.

A melhor maneira de combater esses fatos é educar o gato desde filhote. Para tal, recomendamos a leitura do artigo Ensinando o seu gato: adestramento.

"O adestramento melhora o relacionamento e a comunicação entre o dono e o animal, tornando-os mais próximos." 

segunda-feira, 14 de maio de 2012

MATADORES DE PASSARINHOS

É difícil para nós acreditar que nossos amados felinos sejam implacáveis caçadores de passarinhos. Mas de fato eles são o maior inimigo das pequenas aves em todo o planeta. É o que sugere um estudo recente de uma renomada revista científica.

Não o fazem por crueldade, mas porque estão respondendo ao seu instinto primitivo de caçador. E é impressionante como são eficientes: se aproximam da presa em total silêncio e num salto já estão sobre o pobre animal. Conseguem até pegar aves em pleno voo, graças aos sentidos super aguçados!

Por isso, é nosso dever limitar o acesso à rua. A castração de gatos de rua é a medida mais eficiente para reduzir o impacto sobre a população de aves e, claro, reduzir o número de gatos carentes nas cidades. Vamos cobrar isso das autoridades?