quinta-feira, 13 de maio de 2010

DEVEMOS DAR LEITE PARA OS GATOS?


No primeiro mês de vida, os gatinhos dependem do leite materno para sobreviverem e para se desenvolverem rapidamente. Este leite é um alimento completo, vital para o desenvolvimento do animal.

Caso você encontre um filhote abandonado ou órfão, não ofereça leite de vaca. Existe um leite apropriado que pode ser comprado em lojas de animais. O leite de vaca pode causar problemas alimentares para filhotes e adultos.

Leve o gatinho para o veterinário o quanto antes possível para receber os primeiros exames e cuidados.

91 comentários:

  1. Não concordo, pois o leite é um alimento maravilhoso e os gatinhos adoram! A minha mesmo tomou sempre e viveu 17 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa resposta!!!... Isso é tudo jogo de mercado!!

      Excluir

    2. Alguns gatos tem intolerância à lactose, assim como ocorre com os humanos. Em casa tenho 4, uns podem tomar, outros ficariam com diarréia, caso eu permitisse que bebessem leite bovino, como já aconteceu. A maioria é extremamente sensível às proteínas presentes neste leite, feito para os bezerrinhos.

      Excluir
    3. A resposta da ALINE foi insensata e a da pessoa que concordou em 12 de maio (que fala em "jogo de mercado" claro, REAFIRMA o "besteirol". A sensatez vem na resposta do dia 30 de setembro!!

      Excluir
    4. leite de vaca faz mal ate para os humanos deixem de ser imbecis

      Excluir
    5. NÃO FAZ MAL A TODOS SERES HUMANOS. APENAS AOS SERES HUMANOS QUE TÊM INTOLERÂNCIA... OS DEMAIS ADORAM LEITE DE VACA. SEJA PURO, SEJA DILUÍDO EM CREMES.. COM CHOCOLATE, COM BOLOS, SEJA NA FABRICAÇÃO DE QUEIJOS.... ETC....

      Excluir
  2. O meu gato nunca toma leite, a única vez que eu dei leite a ele, infestou-se de vermes.... O leite enche os gatos de vermes... o meu só come ração e água... detalhe da melhor ração é oque basta.... e o meu gato pesa 8 kilos... modesta parte ele é mara!!!!!!!
    Rsrsrsrs.... amo gatos.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PERFEITO! O MEU TB É ASSIM ;)

      Excluir
    2. aconteceu a mesma coisa com o meu,dei leite e ficou cheio de vermes,

      Excluir
    3. gente por favor me ajuda me respondam quanto ants meu gatinho tem tres semanas; a mae n tava mais querendo amamentar por uns tres dias dei leite d caixa.agora ela voltou amamentar e hj ele miou o dia td. na verdade n é bem miado sao gritos. escandalosos msm. c pausas d 15 segundos. oq faço?????????????????????

      Excluir
  3. Eu achei 2 gatinhos na rua, como tenho dó, eu peguei as duas...
    no primeiro dia dei leite ,daquele especial, mas elas ficaram com dor de barriga.E agora o que eu faço?
    Adoro gatos e tomo muito cuidado com eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre dei leite para os meus bichanos e nunca tive problemas, porém tenho dúvidas se realmente faz mal ou não para a saúde deles. Mas é incrível como gostam de um leitinho com pão, hummm!
      Tambem amo animais :)
      Adote um se vc puder, são muito carinhosos!

      Excluir
    2. Leite da vaca realmente faz mal
      em algums gatos prejudicam o crescimento ou da vermes prisão de ventre e etc o mais recomendavel seria da algo no luga do leite ou alguma coisa acompanhado do leite
      No youtube msm tem receitas segui um q meu gato se deu super bem

      Excluir
  4. Meu gato siamês foi alimentado com leite de vaca desde dois meses de vida. Hoje ele tem 14 anos e continua bebendo leite de vaca. Nunca teve problemas e continua pulando e saltando.

    ResponderExcluir
  5. Laura Candido Duarte19 de junho de 2010 às 18:45

    peguei meus quatro gatinhos na rua com uma semana pois a mãe os abandonou. Como eles precisavam mamar o veterinário recomendou misturar leite normal, gema de ovo(que complementa com os nutrientes necessarios) e para nao ficar mt forte colocar água junto. Eu dava tudo isso morninho na mamadeira e era uma festa. Hoje estao com dois anos e sao os gatos mais lindos e saudáveis do mundo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laura, gostaria de intervir em defesa da mamãe dos gatinhos, pois creio que algo deva ter ocorrido para q ela ñ tenha cuidado de seus filhotinhos.

      Excluir
    2. Oi Laura, tb tenho 7 gatos e uns 4 de rua, semana passada a pretinha, da rua, teve filhote, 4 bebes, 1 morreu no domingo e estou c os 3 bebes, fico super preocupada, nao sei se estão se alimentando, o q vc faz?ela sempre ta c eles, mas aperto a mama dela e não sai nada.????

      Excluir
  6. O estômago dos gatos não digere a lactose presente no leite de vaca, por isso não é aconselhável dar esse alimento a eles.

    ResponderExcluir
  7. EU DE VEZ EM QUANDO DOU LEITE A MINHA GATINHA SIAMES,ELA SE CHAMA ''MAMAE'',MAS A ALIMENTACAO DELA É RACAO E AGUA.EU AMO MUITO OS FELINOS,DESDE CRIANÇA....

    ResponderExcluir
  8. Eu
    peguei um gato abandonado para criar
    e hoje já são quatro,é muito bom
    chegar do trabalho e dar de cara com
    aquelas coisinhas fofas são tudo de bom.
    Obs. as vazes dou leite para eles
    só para ver a festa que eles fazem
    pois adoram leite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tb amo gatosss, peguei 1 p criar e hoje tenho 7 em ksa, mas uns 4 de rua e uma cadelinha.... e é muito bom mesmo, vc chegar em ksa e aquelas coisas lindas vir p seu lado, tudo miando... kkkkkkk, é bom demaissssss... amo meus amoresss, muito... me chamam de "a mãe dos gatos"...kkkkkkkkkkk

      Excluir
  9. dou leite para minha gara, de vez em quando...

    ResponderExcluir
  10. eu tinha 7gatos, porem um deles morreu estes dias de SUF... ele era quem mais brincava cmgo...
    estou mto triste, perdi meu companheiro e amigo, foi mto rapido... os outros brincam mas sao mto trogloditas... oq devo fazer?

    ResponderExcluir
  11. No momento estou com duas gatas,ambas encontrei na rua, uma filhote e a outra adulta. A maior não esta muito contente com a chegada da outra ela se isolou e está muito agressiva não sei o que fazer???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a erva de gato(catnip) vai ajudar a acalma-lo e deixa-los menos agressivos

      Excluir
  12. Meu gato:
    Sou pai do "Chico", um gato preto vira-latas, lindo de morrer, que encontrei bebezinho no Mercadão de Madureira. Ele é um pouco agressivo, mas acho que foram vários traumas: 1° essa mudança do mercadão para o apartamento, depois precisei deixá-lo só em casa por 40 dias aos cuidados de amigos. Mais tarde mudei novamente de apartamento, mas ele fica o dia todo só e eu procuro recompensá-lo à noite com muito carinho, comidinha, brincadeiras etc. É, hoje, minha razão de vida, pois fico ansioso para chegar em casa. Ele fica sempre no sofá perto da porta me esperando (quem disse que gato não se apega ao dono é pq nunca criou um). Mas ele tem um problema, não come direito, como muito pouco, e eu procuro ter sempre vários tipos de comida de gatos, pelo menos duas marcas de ração granulada e outras duas ou três variedades de saches com caldo, que ele adora (só o caldo). Comida de lata ele odeia e faz um movimento na pata como se quisesse enterrar... Leite, só uma lambida... água, ele ama, tanto no banho, quanto na pia da cozinha, não posso lavar louça que ele corre para cima da pia, fica horas brincando com a água da torneira.

    ResponderExcluir
  13. Para diarréia,melhor é dar remédio,soro caseiro,água de coco

    ResponderExcluir
  14. tenho um gatinho e eu tou dando leite nornal que eu compro isso faz mal. eu dou com a seriga nas ele quase nao comsegue beber dereito o que eu fasso

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Eu dou PARA MINHAS GATINHAS , leite de vaca ,misturo meia água com meio de leite.Elas adoram.Misturo ração com comida de latinha. Tenho Nina a mais velha,ela e branca,já tem 1 ano e 2 meses. Adotei mais duas,Cissa branca também , A Mel é cinza escuro com bege mais claro .Amo demais.Elas são criadas dentro de casa.Se caso fugir fico louca,pois pode acontecer de se machucarem,ou um desalmado maltratar.

    ResponderExcluir
  17. Tenho três adotados tb, SRD, e lindos! Dou leite esporadicamente pq eles amam. Não faz mal algum, mas definitivamente as fezes ficam ainda mais fedidas - rs

    ResponderExcluir
  18. Minha gatinha Ana Julia, está completando 11 anos. Come ração e água, mas as vezes quer leite pela manha. Dou apenas uma colher de sopa cheia. Nunca lhe fez mal. Devo continuar a dar? aprecia tb. claro q. de vez em qd, um pouco de carne moida...

    ResponderExcluir
  19. Minha gatinha Leka nunca tomou leite, mas as vezes ela dá umas lambidas em iogurte e requeijão, adora. Só se alimenta de ração e bebe água. Nunca teve problemas de saúde. Está com dois anos e é muito levada.

    ResponderExcluir
  20. Não é questão de concordar ou não,esse alimento é super perigoso,pode deixa-los com diarreia,e isso faz com que eles percam água e a digestao da lactose nao acontece no estomago deles.Se sua gata viveu até os 17 com vc dando leite pra ela sempre,parabens,vc deu sorte.Eu tenho 14 anos e minha irmã é veterinaria e disse para eu nao dar mais leite à eles.Bjbj :* Júlia

    ResponderExcluir
  21. 29 de julho de 2010 13:17
    Dayane
    isso aconteceu com as minhas também,ela se isolou e raras vezes vem pra casa.
    chegou a ficar dois dias sem comida.
    estou muito preocupada,alguém me ajude!

    ResponderExcluir
  22. tenho varios gatos, os amos e nao dou leite pois nao faz bem a eles.. dar diarreia e vermes

    ResponderExcluir
  23. Bem, nós também comemos mil coisas que fazem mal (mas gostamos) de vez em quando... certo?
    Por vezes compro o leite proprio para eles, pois a minha gatinha ADORA! Mas se não tenho e acho q merece misturo leite magro com bastante agua... Apenas da um saborzinho e ela fica feliz... :P

    ResponderExcluir
  24. adotei um gatinho e muito fofa ela se chama minie e a mae dela abondonou ela com uma semana e nao sei o que dar para ela. me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ANONIMO, PERGUNTE A UM VETERINARIO OU ACHE PARA ELA UMA OUTRA MAMÃE. ESPERO QUE TENHA TE AJUDADO.:)

      Excluir
  25. OI PESOAL!!
    TENHO UMA GATINHA CHAMADA ANINHA, ENCONTREI-A NA RUA BEM NOVINHA EM FEV. DE 2010. A PRIMEIRA COISA QUE DEI PRA ELA FOI LEITE DE VACA, E TAMBÉM PARA OS FILHOTES QUE ELA TEVE.
    ÁS VEZES SINTO UM MAU CHEIRO FORTE, E UM L´QUIDO QUE SAI DO ÂNUS. ISSO ACONTECE DE VEZ EM QUANDO. SERÁ POR CAUSA DO LEITE???

    ResponderExcluir
  26. Nunca tinha tido gato, so três cachorros maravilhosos. Nunca pensei na idéia de ter um felino, mas a vida colocou no meu caminho um filhote recém-nascido, abandonado na rodovia, a noite e agora não tem jeito... ME APAIXONEI!!
    Dou a ela, Sofia, um leite especial em pó, q dissolvo na água. Se chama Pety Milk e faz muito bem ao animal. As fezes são firmes e ela fica super alimentada.
    Abraços a todos, LUIZ

    ResponderExcluir
  27. quando ganhei minha gatinha "vira lata" dei leite e ela começou a tremer. Tentei uma outra vez pra testar e depois de beber de novo ficou tremendo por uns 5 minutos. Leite não mais.

    ResponderExcluir
  28. queria saber porque meu gato treme quando toma leite.

    ResponderExcluir
  29. minha gata teve quatro filhotes mas não sei porque eles não quiseram mamar e ficaram muito fracos e morreram.tentei de todo jeito dar leite na seringa mas eles não aceitaram. a gata teve que tomar remédios p/ secar o leite. chorei muito pois eles eram lindinhos. que será que houve heim? alguém sabe?

    ResponderExcluir
  30. minha gata esta prenha posso dar leite de caixinha

    ResponderExcluir
  31. Peguei um gatinho pra mim a dois dias ... ele ainda não tem coordenação motora , sente muita falta dos irmãos e vivi correndo atrás da minha mãe , atrás de colo .. agora ele tem uma mania de dormir em meu colo . muuito fooofoo .. onmwt !! O nome dele é Zig Maimone !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que legal vanessa, o seu gato zig maimone, parece ser um amor...
      bjsss da anonima!!

      Excluir
  32. o9l.iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DOU LEITE PARA O GATO DA MINHA PRIMA E NÃO ACONTECE NADA.PELO COMTRARIO FAZ MUITO BEM A ELA...

      Excluir
  33. Meu veterinário,é bastante conceituado na cidade e não recomenda dar leite,nem a gatos,nem a cachorros.Ele recomenda,se são filhotes,dar mingau de ração(cozinhar a ração com agua)p não dar dor de barriga(se ja tiverem 20 dias).Se forem adultos só ração e agua.

    ResponderExcluir
  34. Olhem, tenho muitos gatos e todos eles bebem leite de vaca, e até hoje estão todos vivos. Dizem que não presta dar , é mentira, porque eu dou a eles e adoram. Porque ração e leite de vaca é uma boa refeição.

    ResponderExcluir
  35. Tbm adotei uma gatinha fofa q tava na rua, Judite.. Ja esta comigo há uns 3meses e sempre dei leite normal a ela, misturado com um pouquinho de água. Ele adora e não aparenta fazer mal.

    ResponderExcluir
  36. Bom.. Minha mãe é veterinária e perguntei para ela oque eu deveria fazer quando os gatos ficam com uma dor na barriga. Ela me disse que quando acontecer isso de o gatinho depois de tomar leite ñ materno pela 1* 2* ou 3* vez sendo que ( OS FILHOTE ) eles podem sentir sim algumas dores na barriga.. E Pelo menos por 10 ou 20 minutos vcs por 3 ou 4 dias, vcs podem falar uma massagem na barriga do gatinho para ele ou ela, se sinta melhor... PARA QUALQUE DÚVIDA É SÓ BOTAR NO twiter @buninh15 e fazer suas perguntas Meu nome é bruna... Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  37. Peguei meu filhote que ficou orfão no exato dia que fez 3 semanas de vida.
    Eu sempre dei leite de vaca normal, fervido, ou leite longa vida. Ele só ficou cm diarreia uma vez e foi rapido, quando eu troquei a marca do leite por uma mais barata, mas voltei pra outra marca e ele ficou bem sem precisar d remedio nem nada.
    Ele nao se alimentava bem na seringa, mas resolvi o problema cmprando uma mamadeira normal, a menor q eu achei, ele começou a comer bem.
    agora ele ja ta cm quase dois meses, largou a mamadeira, mas ainda toma leite no pires, e come ração seca pra filhote. Ele ja aprendeu a beber agua tambem. Limitei o leite, agora ele só toma de noite.
    Mas enfim...leite de vaca não faz mal, desde que vc ferva o leite, nao apenas esquente, e que seja de uma marca boa ou longa vida. (nao aconselho longa vida pra quem tem só um gato porque ele se estraga em dois dias, e os filhotes nao tomam 1 litro de leite em dois dias, o em pó sai mais em conta.)

    ResponderExcluir
  38. Eu tenh dois gatos e qano me vejam com um copo de leit eles miam e um filhote e um mais velho pq no deo dr o leite ou qual leite devo dar

    ResponderExcluir
  39. vai te pa puta qe pariu com esses gatos!!!!eles comem tudo seja leite de vaca seja mijo.
    "no outro dia mijei numa marmita e meus gatos beberam e choraram por mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VAI VC CORNO MANSO...IDIOTA VAI COMER MERDA SEU PODRE IMBECIL.NÃO TEM O QUE FAZER....

      Excluir
  40. É cara viado,eu arrancaria esse seu $%#@ só pra emfiar no teu #%@$& e depis ia fazer vc engolir teu mijo para quando vc mijar explodir!

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. esse nojento vai pagar por isso que ele fez ele vai se ferra todinho,vc vai ser o primeiro a ir pro inferno.

    ResponderExcluir
  43. Tá. Ok. Eu peguei cinco gatinhos que largaram na frente da minha casa dentro de uma sacola. Dei dois. Fiquei com os três, os coloquei eles numa bacia, dei leite de vaca desnatado e eles ficavam bem felizes, no entando, começaram a ter diarréia e a vomitar. Um dia dessa função, dois dos três morreram. Sobrou só uma, to com medo dela não sobreviver também, mas eu não acho pra vender esse tal leite especial. Ela tá tomando soro agora, pra evitar diarréia e se hidratar (os outros dois estava bem desidratados em função da diarréia, creio que essa sabém precise de soro para pet). Então, vamos ver no que vai dar. Espero, de coração, que uma gata de um vizinho adote ela e a amamente. :c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre leite para gatos em petshops, uma lata dura muito tempo e seus bichinhos ficarão bem. Leite de vaca é para o bebê da vaca.

      Excluir
  44. o meu gatinho é bem filhote. e eu do o aptamil pra ele. nao sei se devo, mais vo procura sabe

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. ganhei um gatinho orfão,eu do leite de vaca pra ele porque eu daria leite apropiado pra gastar uma fortuna ne esses leites deven ser caros pra dedeu,eu sei que e errado mais nen todo mundo pode comprar esses leitos deven vim numa lata e tambem em 1 semana deve acabar ai tem que comprar mais e mais eu nao/\/\tenho 11 anos thanks.

    ResponderExcluir
  47. Minha gata deu cria, os gatinhos tem 22 dias e estou notando que elesestão com fome acho que o leite da mãe esta secando o que devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comece o desmame de o leite próprio para o gatinho ou leve sua gata a um veterinário

      Excluir
  48. estou com o mesmo problema, minha gatinha da rua teve filhotes, ai como amo gatos trouxe p dentro de ksa, e as vezes aperto a mama da pretinha, mas não sai leite, sera q secou? to tão preocupada, não sei o q fazer, pois passo o dia fora e não tenho como comprar esse tal leite proprio p gatos.... será q posso fazer leite ninho p eles????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao faça isso! Tenho dois gatinhos bebês que foram deixados perto de casa, estou cuidando de ambos ate que parem de mamar. Dou leite semi-desnatado a eles e nunca deu problema. mas se vc nao tem tempo pra comprar o leite proprio vc pode fazer uma mistura rm que seja metade agua e a outra metade de leite. Espero ter ajudado. qualquer duvida so colocar aqui, to sempre de olho! Beijos

      Excluir
  49. Tenho 02 gatinhos, o bubu e o pretinho, eles adoram carne crua. de vez em quando dou a eles, mas a alimentação mesmo é ração e agua.
    são os meus lindos filhos. Quem diz que não gosta de gatos, não sabem o que tá perdendo, são carinhosos, amigos, bricalhão...
    quando chegou do trabalho, eles pedem colo...
    são maravilhosos.
    amo voces.

    ResponderExcluir
  50. O seu mal educado a sua mãe te deu mijo,respeitas os animais?

    ResponderExcluir
  51. Essa história de leito,tudo fora realidade tenho dois fofuras o froid e a baby não comem aquilo que eu não como o resto comem tudo,história de pulga e dor de barriga o leite não tem culpa desde alguém saiba como prepará-lo de modo que seu gato...os meus dois xuxu tão bem com tudo comem comida de gente e nunca dei nenhum tipo de ração ou comida proprio o gato e eles sempre saudáveis brincalhões etc.um grande beijo a quem realmente ame os animais.Idania n42@.gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeito sua opinião, mas acredite, muitos gatinhos já morreram por alimentação inadequada, assim como os humanos, cada caso é um caso. Boa Sorte!

      Excluir
  52. Sempre dei leite aos meus gatinhos e nunca deu diarréia.

    ResponderExcluir
  53. Pessoal!!! cuidado com o leite, principalmente morno,quase matei a minha gatinha, ela começou a vomitar uma espuma branca, levei correndo para o veterinário, graças a Deus, ela ficou boa, mas leite faz mal, acredito que não seja para todos, mas fica aí o alerta!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a minha eu dei leite e ela tbm esta assim eu n sei o que fazer pois e de noite e n tenho como levar no medico agora o que eu faço

      Excluir
  54. Sempre dei leite de vaca para meus gatinhos e nunca deu problema. Só que eu só dou leite em pacote, pois assim o leite deve ser fervido.Acredito que o problema está no leite em caixa pois tem muito conservante.

    ResponderExcluir
  55. A minha vizinhança é rodeada por gatos de rua um dia eu achei um filhotinho mto fofinho estava até com o cordão umbilical mas seco mas decidi deixa-lo lá pois pensei q a mãe iria voltar para pega-lo mas na verdade a mãe tinha o abandonado e decidi pegar ele pra mim mas Como ele tinha ficado anoite inteira sem o

    hipotermia nele le ficou 2 dias comigo mas infelizmente morreu nossa fiquei mto mal chorei muitissimo mas agora

    procurando

    estou

    peguei um amor mto grande por aquele pequeno felino vcs q tem gatos cuidem mto bem deles por q eles são mto fofos e merecem cuidados não façam Como esse palhaço

    algum tipo de mals tratos aos animais ele vai pagar mto caro por isso eu senti na pele de perder um e chega um palhaço desses doente mental psicopata e fala uma coisa dessas q absurdo fiquem com DEUS gente DEUS abençoe ele é fiel

    ResponderExcluir
  56. minha gatinha tem dois meses e eu dei leite para ela pq achei q não era ruim dar mas ela começou a vomitar branco e com vermes oq eu faço????

    ResponderExcluir
  57. minha gatinha tem dois meses eu dei leite e ela começou a passar mal e vomitar vermes o que eu faço

    ResponderExcluir
  58. Minha mulher serve duzentos ml de leite sem lactose de manhã e duzentos ml a noite. ..o nosso gato adora e mia muito grosso repetidamente se não der o leite dele. ..o nosso gato é pura energia. ...não come comida humana nem carne nem sache nem da lata...só ração seca e friskies outra coisa não gosta e ainda assim leva um mês pra comer 1kg de ração se misturar alguma coisa na ração não come nada....não gosta muito de água. ..mas leite sem lactose o bicho bebe que parece um bezerro. ..

    ResponderExcluir