quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O ENVELHECIMENTO DOS GATOS



Se você tem um gato com mais de oito anos, é bom começar a se informar sobre os males causados no processo de envelhecimento dos gatos.

Os gatos que vivem sob bons cuidados podem viver mais de 20 anos. Para que atinjam tal idade é recomendável maior atenção à partir dos oito anos de idade, quando ficam menos imunes aos males do envelhecimento.

Vale então um maior cuidado na alimentação além de fazer consultas veterinárias e exames de saúde regulares.

É recomendável que dentes sejam limpos e inspecionados semanalmente. Quanto à alimentação, deve ser estimulada pois o gato passará a ter menos apetite e, consequentemente, comer em menores porções. Converse com o seu veterinário e saiba mais.

30 comentários:

  1. Coloquei a 2 horas atrás um comentario sobre isso em um link de Doação de um Gatinho la de Campinas, no twipic da @Giselevechin..para evitar q as pessoas adotem por adotar... Pois Muitas pessoas adotam achando q qndo enjoaré so por fora...Ou Presenteia as pessoas com animais, Achando que pode Planejar os proximos 20 poucos anos do Presentiado arriscar condenar o Gato a falta de vontade de te-lo em casa!.. é muito bom surgir mais comentarios e mais divulgação!

    ResponderExcluir
  2. oi me chamo tatiane tenho dois gatos adotados eles sao a minha vida.e a cristal e o chinelo eles me fazem muita compania.se pudesse teria mas, porque amo gatos.adote voce tambem,pois eles fazem muito bem. obs. quem tem cuide muito bem e quem nao tem cuide melhor ainda. por favor.

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Eu adotei dois gatos ha 10 meses atrás, uma fêmea com idade aproximada de 3 anos e ele com dois anos. Sempre que planejamos algo em nossas vidas, eles estão incluídos. Tenho cuidados com a alimentação, vacinas etc. Quando chegaram comiam muito parecia que tinham medo de acabar a comida, talvez pela ocmpetição do gatil, hoje ja assimilaram que tem oferta regular de alimentos. Eu espero mesmo que eles vivam 20 anos, pois ficaremos velhinhos juntos, já que tenho quase 50 anos. tenh fotos deles no meu blog.
    Um abraço,
    Eliete Nascimento
    http://coletaneadetextos.blogspot.com
    PS. Gosto muito deste blog!

    ResponderExcluir
  4. Tânia

    Oi,
    Tenho Fred a 18 anos, minha paixão. Sempre teve problemas de saúde. Agora com a idade a saúde piorou, mas faço tudo que posso e não posso por ele. É meu filho. Ano passado perdi o Barney com 15 anos, teve hepatite. Não tive a chance por está tratando como pneumonia..., mas cuidei até onde foi possível. Agora vou adotar 2 filhotes. Eu amo gatos.

    ResponderExcluir
  5. Dia 04 de janeiro deste ano fui adotada por um gato adulto, ele simplesmente entrou na minha casa e na minha vida! Ele chegou trazido pelo vento e não foi mais embora!!
    Super manso e carinhoso, todos da família estão caídos de amores por ele!! As crianças brincam muito com ele.
    Seu nome é Xereta Jake e em março pretendemos castra-lo. O gato foi um presentão em nossas vidas... conquistou até a sogra que mora na casa de baixo! Saúde e vida longa aos gatos!!

    ResponderExcluir
  6. oi!!!
    meu nome é Luana, estou passando por um momento difícil pois no dia 17/01/2010 a minha gata minie saiu de casa e ñ voltou mas,o motivo é que uma pessoa veio passar uma semana na minha casa,e ela não gosta de pessoas extranha.
    Hoje é dia 22/01/2010 e ainda não perdi esperança dela voltar,mas ao mesmo tempo fico pensando que não vou ter a minha princesa de
    volta.
    eu me apeguei muito a ela,não tenho muita experiência com gatos ou qualquer outro animal.
    Eu só sei que eu preciso ter ela de volta aqui em casa comigo.
    por favor me ajudem
    será que ela ainda vai voltar quando essa pessoa for embora da minha casa?

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma gata de 11 anos chamada Brisa.Ela é minha companheira de todas as horas, sabe quando estou triste, ela não sai do meu colo fitando meus olhos...Amo-a demais não nem pensar se um dia ela for embora...

    ResponderExcluir
  8. eu uma gatinha linda ela 2 meses foi abandonada por u humano em Sao Paulo
    e agora ela esta aqui em goias

    ResponderExcluir
  9. Olá pessoal, adotem mesmo. Eu não imaginava que um gato pudesse me trazer tantas alegrias como o meu Cheetos tem trazido, o considero o bebê da casa. Ele é muito limpinho, faz a sujeira na caixa e só abandona o lugar quando não esta sentindo o cheirinho ruim...é um fofo.
    Boa semana a todos que amam seus gatinhos ou amaram quando adotarem.

    ResponderExcluir
  10. Adoro gatos. Tenho um de 10 anos, macho, castrado, de nome Willem. Onde eu moro, no terceiro andar, as escadas ficam em área descoberta e dão acesso aos telhados das outras casas e, por isso, aparecem muitos gatos sem dono que eu alimento. Há anos faço isso. Há um ano + ou - vieram morar pessoas no segundo andar que não concordam que os gatos fiquem circulando nessa área que é comum a todos. Até os vizinhos do primeiro andar também vivem reclamando. Eles já deram sumiço em uma das gatas e seus filhotes, levaram todos para a Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão - RJ. Chorei muito quando dei falta deles. Há dois meses em castrei, por minha conta, uma fêmea que tem quatro anos chamada "Mirian" e um macho de nome "Marcos". Os dois são maravilhosos, muito dóceis. Ele está na minha casa, para que ninguém faça nada a ele. Já a gata não teve a mesma sorte, porque ela estava cuidando dos últimos filhotes que teve. Eu não tinha como colocá-la na minha casa. Nesse final de semana todos sumiram, a gata e os 4 filhotes. Estou tão triste que quem tem vontade de sumir sou eu!
    Não adianta eu querer lutar contra todas essas pessoas insensíveis, que não gostam de nenhum animal, principalmente de gatos. Até meu filho já discutiu com esse pessoal, mas eu tenho medo de qualquer violência por parte deles.
    Vou entregar tudo nas mãos de Deus, ele saberá julgar melhor do eu!

    ResponderExcluir
  11. minha gata ta passando mal o que faço ela esta gemendo nao come e fez coco aonde ela esta deitada me ajuden por favor...

    ResponderExcluir
  12. olá! sou dona de 20 gatinhos lindos e duas femeas esperando filhotes , eles sao minha paixao, todos foram adotados da rua ,eles tem cada um uma historia muito triste, passaram por muitas torturas e crueldades por pessoas malvadas e hipicritas mas agora eles tem a mim pra defende-los ninguem mais os toca pois se ocorrer isto eu me viro em um leao, para bens a todos os defensores de animais isto sim é que e papel de um grande cidadao, abraços a todos.

    ResponderExcluir
  13. oi eu adotei duas gatinhas a Fumaça ea Faisca;eu achei a Fumaça na rua a +ou- um ano ela era bebe ainda qdo a levei no vet descobri q ela e surda e isso so fez aumentar a minha paixao por ela eu a amo muitoe a Faisca adotei apouco + de uma semana,eu amo essas duas,e espero qe vivam mais de 20 anos,pois nao sei como vai ser minha vida sem elas

    ResponderExcluir
  14. OI PESSOAL, MEU NOME É TAMIRES, SOU DA CIDADE DE LINS, INTERIOR DE SAO PAULO, SABE, A 3 ANOS APAREÇEU NA MINHA VIDA, NA FRENTE DA MINHA CASA UMA GATA K HJ É MUITO ESPECIAL EM MINHA VIDA, NO COMEÇO MORAVA C MEUS PAIS E ELES N GOSTAVAM DELA, MAS NADA ME IMPEDIU DELA FIKAR MORANDO COMIGO, HJ TENHO MEU CANTINHO E MINHA MAE HJ ADORA ELA COMO ADORA A MIM, ELA É ENCANTADORA, CHAMA-SE LINDINHA...ABRAÇOS A TODOS, E ESPERO K NESSE MUNDO NUNCA DEIXE DE EXISTIR PESSOAS ASSIM COMO NÓS, Q SOMOS APAIXONADOS POR GATOS E ANIMAIS...BOA NOITE...

    ResponderExcluir
  15. Olá gente!
    Há 12 anos eu encontrei a minha gatinha, a Safira, ela era um filhote, pelo que sei nasceu em um terreno baldio na praia onde veraneio, lá crianças (se é q se pode chamá-los assim) mataram com crueldade o resto dos filhotes, meus vizinhos conseguiram salvar a minha neguinha! Ela é a criaturinha mais rabujenta e ciumenta q conheço, mas tb me dá alegrias e demonstrações de afeto q nunca imaginei receber de um bixinhu... Hoje é uma senhora idosa, menina de familia, castrada e cheia de manhas... Amoooooo demais minha filhota!

    ResponderExcluir
  16. Olá pessoas!
    Nunca havia tido nenhum animal de estimação. Há tres anos adotei uma fofa chamada Vicky. É uma companheirinha e muito engraçada. Como trabalho o dia inteiro, ela fica o dia todo sozinha. Ultimamente deu para me arranhar a perna quando o telefone toca e, ao atender,ela sapateia sobre ele e parece me atacar as canelas. Como proceder? Tenho zangado com ela e ela se esconde atras da máquina de lavar. O que devo fazer? Gosto demais dela!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. bah...para o anonimo! Não perca as esperanças...teu gatinho vai voltar! Sei disso, porque o meu, o Bino, ficou 30 dias desaparecido, eu quase morri, mas num dia, ele estava à minha porta, miando! Não perca as esperanças...distribui umas fotos dele pela vizinhança....

    ResponderExcluir
  18. adoro gatos eles sao muito fofos minha tia tem uma gata que gosta muito de caçar passarinhos ve se pode...ela vai vir de gatinho e eu quero um poi gosto muito de gatos

    ResponderExcluir
  19. porque a minha gata tem sempre bichinho branco no bumbum dela

    ResponderExcluir
  20. Oolááááá!!! Eu tenho um gato chamado John Lennon... Ele é MINHA VIDA!!!! MEU MAIOR COMPANHEIRO :D além de ser uma coiiiiiiiiiiiiisa de tão liindo!!!! ele é muito humano.. UHUAHAUHAUHAUA ele me entende quando eu falo com ele e até me responde!!! se zanga com estranhos em casa... E SEMPRE me acorda qndo ELE acha que eu ja dormi demais!! UAHAUHAUUHUA queria postar umas fotinhas dele. E tambem queria saber como faço pra ser seguidora desse blog!!!! VIVA OS GATOOOOOSSSSSSSSSSSSSS!!

    Beijos
    Marina

    ResponderExcluir
  21. alvaro hibner de miranda1 de junho de 2010 às 10:44

    os gatos sao as coisas mais linda do mundo depois das mulheres e claro off corse

    ResponderExcluir
  22. amo gatos tenho um casal Hukinho e juliana

    ResponderExcluir
  23. Sempre tive gatos mas nunca soube ao certo o seu tempo médio de vida ;)

    ResponderExcluir
  24. Eu tenho um gato siames ele tem 10 anos faz aniversário no dia 05 de dezembro ele é meu companheiro em tudo dorme comigo e adora iorgurte só que nunca vacinei ele tem a saúde boa quando ele ficava meio doentinho eu dava remédio de criança mas agora com a idade dele avançando todos dizem que é bom vacinar mas tenho medo porque os vetérinario daqui entendem mais de cachorro o que eu faço? que vacina tenho que dar? por favor se alguém puder me aconselhar sou de Curitiba bjos a todos...

    ResponderExcluir
  25. Adotei em 2008 a Mimy Cherry ela é minha vida, aconselho a todos que adotem, tenho um outro gato tbm q surgiu do nada na minha casa e o adotamos, acho uma injustiça e falta de amor qm maltrata gatos, por favor vms ajudar estes gatos de ruas, adotem !!!!!!!

    ResponderExcluir
  26. Eu tenho uma filhinha chamada sarah ,eu vinha por uma rua num dia de chuva ,era o meu bebê correndo sem rumo, eu a peguei e foi amor a primeira vista ela é o meu bichinho de estimação e eu a amo muito, depois dela já adotei mais tres,eu amo muito gatos. adotem tbm!!!!!

    ResponderExcluir
  27. Tenho meu gato de 3 anos, qdo saio de casa, e um escandalo que ele faz. qdo volto e digo"cade o duma da mae dele?" "ai, meu deus cade o duma" Me sai um gatao de 7k correndo com a cara amassada de tanto dormir, felizzzzzzz da vida e se joga no meu pe. Ai meus amigos eu me derreto toda e encho ele de beijos.

    ResponderExcluir
  28. quantos meses as gatas tem seu primeiro cio?
    me ajude por favor,valew!!!

    ResponderExcluir
  29. Olá,

    Tenho duas gatas (irmãs da mesma ninhada)de 4 anos, uma delas porem, seus pelos estão embranquecendo aceleradamente. Alguem saberia dizer o que pode estar acontecendo?????

    Obrigada, Simone

    ResponderExcluir
  30. Tenho um gatinho ,peguei ele bem pequeninho,pus o nome de Mimi e tenho costume de chamar ele tbem de pitico,ele e bem adoravel, quando estou tcendo ele ficar sempre no meu colo, adoro ele pus sou muito caseiro as vezesfico muito solitario ele e meu melhor amigo,naum posso imaginar ficar sem ele pois ele e td q me resta,te amo MIMI MEU BEBE!!

    ResponderExcluir